Mioma

EMBOLIZAÇÃO - TÉCNICA E MATERIAIS UTILIZADOS

A embolização é realizada em uma sala de angiografia com subtração digital e Road Map, com cuidados de assepsia e anti-sepsia rigorosos.

Sala de procedimento

Salas especializadas são de grande importância, principalmente na presença de variações anatômicas que dificultem a cateterização seletiva da artéria uterina, sendo necessário o fornecimento de materiais especiais de diferentes curvas e diâmetros.

Procedimento

Utilizamos uma anestesia peridural ou raquianestesia, associada a sedação consciente da paciente, a opção por um bloqueio visa a manter uma analgesia prolongada, para prevenir as dores pós embolização que invariavelmente está presente. Realizamos então a punção da artéria femoral comum e a passagem de uma bainha por onde se introduz os cateteres.

Exemplo de punção e passagem de guia

Localização da artéria femoral na região inguinal

Técnica de punção

Com o auxilio de fios guias e contrate de baixa osmolaridade ou não iônicos, introduzimos o catetere seletivamente na artéria uterina, e a partir daí realizamos a liberação de materiais de embolização que promovem a oclusão das artérias que irrigam o mioma, o procedimento é realizado com a cateterização das duas artérias uterinas, direita e esquerda, podendo ser necessário a utilização micro cateteres.

Incisão de pele

Punção

Guia passada na agulha

Passagem de introdutor

Introdutor

Introdutor passado

O introdutor valvulado permite ter um acesso ao vaso sem que haja sangramento constante.

Pelo introdutor passa-se os cateteres necessários para o procedimento

Os materiais utilizados para a embolização são as partículas de micro esferas gelatinosas ou de PVA (Álcool Polivinílico), que são fornecidos em diversos tamanhos, variando de 100 a 1000 micras. O desenvolvimento de micro partículas esféricas contribuiu para a melhoria técnica da embolização, levando as partículas a uma obstrução mais distais na circulação terminal dos miomas, aumentando a necrose dos miomas.

Existem várias marcas de partículas disponíveis no mercado Brasilerio, entretanto, estudos comparativos entre as diferentes partículas mostrou que existe diferenças significativas entre elas no resultado final da embolização de miomas.

Incisão de pele

Punção

Guia passada na agulha

Passagem de introdutor

Os miomas são muito dependentes da circulação e sua interrupção leva a necrose dos miomas, enquanto que os tecidos normais com maior resistência suportam a embolização.

Artéria uterina cateterizada - Pré embolização

Artéria uterina cateterizada - Pós embolização